O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana (AFRL) montou um cluster composto por nada mais nada menos que 1760 Playstations 3. O cluster ganhou o título de o mais rápido computador interativo de todo o Departamento de Defesa americano.
O Cluster Condor (como foi apelidado), ainda é composto por 184 unidades de processamento gráfico (GPUs) e 84 servidores que juntos, tem a capacidade de processamento de 500 TFlops (500 trilhões de operações com ponto flutuante por segundo).
Cluster Condor.
http://www.capimlokura.com.br/wp-content/uploads/2010/12/PS3-Room.jpg
De acordo com o Diretor de Computação de Alto Desempenho do AFRL, Mark Barnell, o uso de PS3s permitiu ao departamento de defesa construir um cluster a um custo total de 2 milhões de dólares, que representa em torno de 10% da quantia necessária para montar um cluster equivalente usando peças tradicionais. O gasto energético do Condor também é um atrativo. De acordo com Barnell, eles precisam de um décimo da energia necessária para manter um cluster equivalente tradicional em funcionamento.
Após a inauguração do sistema, o cluster, que fica sediado na Base Aérea Wright-Patterson em Roma, New York, será usado por pesquisadores da Força Aérea espalhados pelo país.
Entre as pesquisas a que o cluster Condor se destina encontram-se processamento de imagens de satélite de altíssima resolução, inteligência artificial, melhoramento de radares e reconhecimento de padrões.
O engenheiros do Departamento de Defesa trabalharam em conjunto com a Sony para adquirir o sistema. Note que o cluster usa os antigos PS3 no lugar dos Slim. Essa escolha foi crucial pois os novos modelos não permite a instalação de um Linux como "outro sistema operacional".
Gostaria de destacar que mesmo sendo o antigo PS3, ainda houve a necessidade de colocar no cluster GPUs separadas. Quando se usa um sistema operacional no PS3 diferente do original da Sony, não se tem acesso ao chip gráfico RSX do PS3 devido a um bloqueio de hardware.
O Cluster Condor (como foi apelidado), ainda é composto por 184 unidades de processamento gráfico (GPUs) e 84 servidores que juntos, tem a capacidade de processamento de 500 TFlops (500 trilhões de operações com ponto flutuante por segundo).
Cluster Condor.
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De acordo com o Diretor de Computação de Alto Desempenho do AFRL, Mark Barnell, o uso de PS3s permitiu ao departamento de defesa construir um cluster a um custo total de 2 milhões de dólares, que representa em torno de 10% da quantia necessária para montar um cluster equivalente usando peças tradicionais. O gasto energético do Condor também é um atrativo. De acordo com Barnell, eles precisam de um décimo da energia necessária para manter um cluster equivalente tradicional em funcionamento.
Após a inauguração do sistema, o cluster, que fica sediado na Base Aérea Wright-Patterson em Roma, New York, será usado por pesquisadores da Força Aérea espalhados pelo país.
Entre as pesquisas a que o cluster Condor se destina encontram-se processamento de imagens de satélite de altíssima resolução, inteligência artificial, melhoramento de radares e reconhecimento de padrões.
O engenheiros do Departamento de Defesa trabalharam em conjunto com a Sony para adquirir o sistema. Note que o cluster usa os antigos PS3 no lugar dos Slim. Essa escolha foi crucial pois os novos modelos não permite a instalação de um Linux como "outro sistema operacional".
Gostaria de destacar que mesmo sendo o antigo PS3, ainda houve a necessidade de colocar no cluster GPUs separadas. Quando se usa um sistema operacional no PS3 diferente do original da Sony, não se tem acesso ao chip gráfico RSX do PS3 devido a um bloqueio de hardware.






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